Skip to main content
Artigo

O que é Teste de estanqueidade de impermeabilização?

By 24 de janeiro de 2023maio 8th, 2023No Comments

Você sabia que, após fazer a impermeabilização de alguma área, ela precisa ser testada? O nome desse procedimento é Teste de Estanqueidade.

É de conhecimento geral que a impermeabilização é um ponto crucial da edificação, é por meio dela que as infiltrações são evitadas, e diversos outros problemas futuros, como corrosão de armadura, umidade ascendente, e assim por diante.

E por ter essa característica preventiva, a impermeabilização também colabora com a durabilidade da estrutura e com o bem-estar dos usuários, porquê impede o surgimento de fungos e bactérias, que podem ser prejudiciais à saúde.

Pois bem, mas para que todos esses benefícios sejam alcançados, é fundamental que a impermeabilização esteja estanque, ou seja, sem nenhum vazamento. E a maneira de saber, é por meio do teste de estanqueidade.

O teste de estanqueidade para impermeabilização existe justamente para comprovar aos seus usuários se a impermeabilização executada naquela área é de qualidade. Não existe outra forma de assegurar que a impermeabilização foi corretamente executada, a não ser, pela aplicação desse teste.
De acordo com a ABNT NBR 9574 – Execução de Impermeabilização, o teste de estanqueidade é obrigatório, e deve ser executado após o término da aplicação dos impermeabilizantes.

Como o teste de estanqueidade deve ser feito?

Após a cura total do sistema de impermeabilização aplicado, o local deve ser preparado para receber uma quantidade de água compatível com a cota máxima a ser alocada. Por exemplo: Se uma piscina foi impermeabilizada, o teste só poderá ser realizado quando os impermeabilizantes estiverem totalmente secos, então, nesse momento a piscina deve ser cheia até o limite.

De acordo com a norma, a água precisa permanecer nesta condição por 72 horas.

Após esse período, uma análise deve ser feita para constatar se o nível da água baixou ou não, e se baixou, qual foi o percentual?

Note que, é normal o nível da água baixar um pouco, uma pequena parcela da água vai evaporar, por isso é fundamental que esse serviço seja feito por uma empresa especializada, que vai entender exatamente o que houve.

Se o teste de estanqueidade ocorrer sem nenhuma alteração, a água pode ser removida normalmente e as próximas etapas, como a aplicação de revestimentos, podem ser executadas.

Contudo, se o nível de água abaixar de maneira considerável, é provável que existam infiltrações através de falhas na impermeabilização. É neste momento que o responsável pela aplicação inicia um processo de mapeamento, para reparar os pontos falhos da impermeabilização. E assim que terminar, novamente o teste de estanqueidade precisará ser realizado.

Por que o teste de estanqueidade é importante?

Falhas em impermeabilização são graves, e quanto mais tarde forem identificadas, mais trabalhosas e custosas serão os reparos do sistema impermeabilizante, além de mais traumáticas.

Imagine você refazer a impermeabilização da sua piscina, terminar o serviço, não fazer o teste de estanqueidade, liberar a piscina para o uso, e então descobrir que havia um ponto que precisava ser corrigido.

Complicado não é mesmo?

Então, sempre que impermeabilizar alguma área no seu empreendimento, no término, faça o teste de estanqueidade.
Desse modo, possíveis reparos e reforços no sistema de impermeabilização podem ser realizados de forma assertiva e sem gerar desconforto.

Espero que tenha gostado das dicas sobre teste de estanqueidade de impermeabilização.
Boas manutenções prediais para ti.
E até a próxima.

——

Sobre o autor Felipe Lima

Mestre engenheiro, palestrante, escritor, visionário, detalhista e apaixonado por manutenção predial. Na sua trajetória profissional já atuou nos estados de SP, BA, DF, PA, RJ, em empreendimentos comerciais, residenciais, shoppings e galpões logísticos.

——

Com 27 anos de experiência no ramo de construção civil, mais de 2.000 obras realizadas em diversos segmentos e profissionais altamente especializados, a Atala Engenharia acumulou muitas técnicas e experiências para dar toda tranquilidade ao cliente. Por isso, incentivamos que você escolha a empresa ideal, aumentando sua satisfação, segurança, qualidade da entrega e a durabilidade da obra.

Seu patrimônio merece ser valorizado ∴
, fale agora mesmo pelo WhatsApp com o nosso time de representantes.

Fotos: Arquivo de imagens Atala Engenharia.

Clique aqui para baixar o arquivo pdf da matéria.

Leave a Reply

×