Skip to main content
Artigo

5 cuidados que devem ser tomados com a pintura de fachadas

By 19 de dezembro de 2022janeiro 23rd, 2023No Comments

A fachada é o cartão de visitas de qualquer empreendimento, por esse motivo é importante mantê-la sempre bem conservada.

No entanto, para conseguir um bom resultado, não basta apenas escolher a cor da tinta, existem diversos cuidados que devem ser tomados com a pintura de fachadas, por exemplo, é fundamental verificar o estado da fachada, estudar e escolher a tinta ideal para a aplicação, contratar uma empresa com profissionais competentes e assim por diante.

Achou complicado? Não se preocupe! A seguir explicaremos 5 cuidados básicos que devem ser tomados com a pintura de fachadas.

 


• Cuidado Nº1

Escolha a tinta adequada para pintura da fachada

O mercado oferece uma infinidade de tipos de tintas para fachadas, o que fatalmente gera confusão entre os clientes.

Ao contrário do que muitos dizem, tinta não é tudo igual. Elas possuem composições diferentes, para diferentes aplicações, então, antes de escolher a cor, saiba exatamente qual a melhor tinta para a sua fachada, essa escolha deve ser pautada em uma série de características que contribuem para a melhor fixação, e proteção da fachada.

• Cuidado Nº2
Teste de percussão

Algumas pessoas acreditam que para pintar a fachada basta comprar a tinta e aplicar, mas não é bem assim, existe um procedimento antes da pintura que deve ser realizado, que é o teste de percussão.

O teste de percussão é um serviço relativamente simples, um profissional capacitado vai até à fachada do edifício e dá batidas leves na fachada com um martelo de borracha ou nylon e verifica o som emitido. Dependendo do som, o profissional consegue saber se a fachada está em boas condições ou não.

No final do teste, a empresa saberá qual o estado da fachada e quais os pontos precisam de tratamento, antes da pintura. É uma etapa fundamental.

• Cuidado Nº3
Lave a fachada antes da pintura

Para que a pintura da fachada seja executada com excelência, independentemente da tinta utilizada, um bom trabalho começa sempre com a correta preparação da superfície.

Sendo assim, é fundamental limpar toda a fachada antes da pintura, com a utilização de hidrojateamento de alta pressão, para eliminar manchas de óleo, bolhas, mofos e qualquer outra sujeira, para garantir uma boa aderência e cobertura da tinta. Esta etapa é fundamental para garantir a durabilidade e perfeito acabamento do serviço.

• Cuidado Nº4
Comunique os moradores sobre a pintura da fachada

É comum encontrar gestores prediais que têm receio de realizar a pintura de fachada, e não por motivos técnicos, mas com a preocupação da mudança de rotina do condomínio.

Para que os problemas futuros com os moradores sejam minimizados, é importante comunicar a todos com antecedência, e no decorrer do serviço reportar todas as etapas concluídas.

Outra dica é, durante a pintura da fachada, acompanhe a obra para preservar a segurança e o bem-estar dos moradores do condomínio, bem como alertar e orientar os moradores sobre os cuidados que devem tomar para evitar acidentes.
Comunique os moradores antes, e durante a pintura da fachada, não se esqueça desse ponto.

• Cuidado Nº5
Contrate uma empresa especializada em pintura de fachadas

E por último, temos a dica número 5 dos cuidados que devem ser tomadas na pintura de fachada. De todos os pontos, esse é o mais importante, a escolha de uma boa empresa para realizar o serviço.

Se você fizer uma boa escolha, a própria empresa contratada irá te auxiliar com os 4 pontos anteriores, escolha da tinta, escolha da época do ano correta, limpeza da fachada e comunicação com os moradores.

Então, faça uma busca das empresas especializadas e experientes em manutenções, reformas e restaurações de fachadas. Como dicas bônus, analise os seguintes aspectos na escolha das empresas:

• registro de funcionários: confira se os colaboradores são registrados, e capacitados;
• segurança e saúde: veja se a empresa fornece equipamentos de proteção individual (EPIs) e se os colaboradores possuem os treinamentos de segurança em trabalho em altura (NR-35);
• documentação e alvarás: verifique se a empresa está regularizada e se tem autorização do Poder Público para atuar no ramo.
• histórico de serviços: Pesquise também os clientes anteriores e atuais dessas empresas, perguntando sobre o cumprimento dos prazos, a qualidade do serviço, o atendimento e o material usado.

Procedendo dessa forma, e seguindo esses passos, a sua pintura de fachada será realizada com total tranquilidade e da melhor forma possível.

Espero que tenha gostado das dicas. Boas manutenções prediais para ti.

——

Sobre o autor Felipe Lima

Mestre engenheiro, palestrante, escritor, visionário, detalhista e apaixonado por manutenção predial. Na sua trajetória profissional já atuou nos estados de SP, BA, DF, PA, RJ, em empreendimentos comerciais, residenciais, shoppings e galpões logísticos.

——

Com 27 anos de experiência no ramo de construção civil, mais de 2.000 obras realizadas em diversos segmentos e profissionais altamente especializados, a Atala Engenharia acumulou muitas técnicas e experiências para dar toda tranquilidade ao cliente. Por isso, incentivamos que você escolha a empresa ideal, aumentando sua satisfação, segurança, qualidade da entrega e a durabilidade da obra.

Seu patrimônio merece ser valorizado ∴
, fale agora mesmo pelo WhatsApp com o nosso time de representantes.

Foto: shutterstock.com

Clique aqui para baixar o arquivo pdf da matéria.

Leave a Reply

×