Acredito que você já entrou em alguma garagem, olhou para o teto e se deparou com diversas soluções paliativas de contenção de vazamentos, como, bandejas, calhas, até mesmo telhas instaladas de forma improvisada para evitar que a água caia em cima de algum veículo.
Se nunca viu, a partir de agora eu te convido a prestar atenção nesse detalhe, tenho certeza que vai se surpreender com a quantidade de “telhados invertidos” que vai encontrar.Isso porque é comum ter problemas de impermeabilização em estruturas de concreto armado, como surgimento de fendas e fissuras que permitem a percolação de água, a qual por sua vez, vai penetrar por essas brechas.
Em geral, as lajes que apresentam esse tipo de falha demandam atenção especial e muitos gestores não tomam a iniciativa de realizar a solução definitiva, por acreditarem que vai demandar muito tempo e dinheiro.
Contudo, existe uma técnica que pode ser aplicada em algumas situações, que é a impermeabilização por injeção química, a qual por sua vez, é muito mais simples, limpa e menos onerosa ao condomínio, porém é pouco difundida.
O que é impermeabilização por injeção química?
Esta técnica consiste em identificar as aberturas e fissuras por onde a água está percolando, e nesses pontos são injetados produtos químicos.
A impermeabilização por injeção química é uma técnica feita diretamente na laje de concreto, o material é aplicado diretamente no ponto em que há a infiltração. O produto penetra no concreto e segue a direção contrária do fluxo de água.
A impermeabilização por injeção química sela pontualmente os locais de falha de maneira permanente, e dessa forma não voltarão a apresentar mais problemas.
Com essa metodologia não é preciso fazer a troca de manta asfáltica, o que permite uma obra muito mais simples e rápida.
Contudo, esta é uma solução que precisa de análise técnica, e deve ser feita por empresas especializadas, que irão passar a melhor solução para cada caso.
Como é feita a impermeabilização por injeção química?
Após avaliado o caso pela empresa especializada, o passo a passo para realizar a impermeabilização por injeção química é relativamente simples, pois não há o quebra-quebra de uma obra convencional. Ele é feito da seguinte maneira:
• Preparação da superfície: a superfície é lixada e limpa para melhorar a visualização da fissura que está gerando o vazamento;
• Furação: depois de limpa a área, são feitos furos nos quais os bicos injetores serão conectados, para então, pressurizar o material impermeabilizante na fissura;
• Injeção de válvulas: depois de furado, são instalados os bicos injetores, eles são os elementos pelo qual a resina será aplicada na trinca;
• Aplicação da injeção química: depois de instalados os bicos, a resina é injetada por meio de uma bomba de pressão. O material preenche toda a extensão da trinca;
• Acabamento: depois de seco, o excesso de material e o bico da injeção são retirados e então a superfície é tratada.
Esse é o passo a passo, é um procedimento simples e sua principal vantagem em relação ao sistema convencional de impermeabilização, é o fato de tratar o problema de maneira localizada, sem a necessidade de uma grande intervenção, como a retirada da manta asfáltica e a recomposição do local.
Novamente, vale ressaltar que essa aplicação deve ser indicada por uma empresa especializada no assunto. Porém, não há dúvida de que é uma técnica muito mais rápida, simples e tão eficiente quanto a maneira convencional.
Quais são as vantagens da impermeabilização por injeção química?
Além de ser mais rápida, a injeção química traz outras vantagens para o processo de impermeabilização.
1. Processo mais limpo: como o produto é aplicado diretamente nos pontos de infiltração e feito de baixo para cima, não é preciso quebrar nada, e por consequência o processo se torna mais limpo;
2. Pode ser feita em qualquer época do ano: a injeção química não é aplicada na superfície, por isso o clima não afeta as obras, pode ser feita inclusive em dias de chuva;
3. É mais econômica: a impermeabilização com injeção química é muito mais barata do que a troca e instalação de manta asfáltica;
4. Sem quebra-quebra: a impermeabilização por injeção química é feita direto no ponto de infiltração através de pequenos pontos, sem a necessidade de quebrar nada;
5. É mais rápido: a impermeabilização com injeção química é bem mais rápida do que outros métodos, como a instalação de manta asfáltica, por exemplo;
Como deu para perceber, a impermeabilização por injeção química é um processo simples, eficiente e que possui diversas vantagens, quando comparada com sistemas convencionais de impermeabilização, porém, pouco difundida.
Se no seu empreendimento você está sofrendo com infiltrações, vale a pena chamar uma empresa especializada para avaliar a situação e indicar a melhor solução.
Boas manutenções prediais para ti.
——
Sobre o autor Felipe Lima
Mestre engenheiro, palestrante, escritor, visionário, detalhista e apaixonado por manutenção predial. Na sua trajetória profissional já atuou nos estados de SP, BA, DF, PA, RJ, em empreendimentos comerciais, residenciais, shoppings e galpões logísticos.
——
Com 27 anos de experiência no ramo de construção civil, mais de 1.900 obras realizadas em diversos segmentos e profissionais altamente especializados, a Atala Engenharia acumulou muitas técnicas e experiências para dar toda tranquilidade ao cliente. Por isso, incentivamos que você escolha a empresa ideal, aumentando sua satisfação, segurança, qualidade da entrega e a durabilidade da obra.
Seu patrimônio merece ser valorizado ∴
, fale agora mesmo pelo WhatsApp com o nosso time de representantes.
Fotos: Freepik
Clique aqui para baixar o arquivo pdf da matéria.
Preciso vedar uma piscina suspensa, existem 3 fissuras nos fundos. Fazem esse trabalho como vamos proceder ? Condomi io Aphaville Campinas SP
Olá Luis, td bem? Agradecemos pela mensagem! Por gentileza, entre em contato pelo nosso email atalaengenharia@atalaengenharia.com.br ou se preferir, também pode falar diretamente com a nossa equipe comercial via whatsapp (11) 99493-6103. Esperamos por você! Obrigada!
Prezados,
Bom dia.
Precisamos de um orçamento para injeção de resina em laje, uns 30 metros linear. Por gentileza gostaríamos de agendar uma visita.
Nos localizamos na Av. Tamboré, 267, Alphaville, Barueri
Att.:
Prezado Sr. Fagner Pacheco! Agradecemos pela mensagem e interesse. Enviamos sua solicitação para a nossa equipe comercial, que em breve entrará em contato pelo email fornecido da rcreis. Caso precise nos contactar, seguem canais de contato: e-mail atalaengenharia@atalaengenharia.com.br ou se preferir, também pode falar diretamente através do whatsapp (11) 99493-6103.