Skip to main content
Artigo

Principais pontos sobre Impermeabilização

By 10 de fevereiro de 2022fevereiro 14th, 2022No Comments

Manchas de mofo e bolor, excesso de umidade, corrosão de armadura. São alguns dos problemas encontrados nas edificações. Contudo, alguns profissionais acabam tratando essas infiltrações com técnicas e/ou materiais inadequados. Então, para evitar complicações futuras, te convido a conhecer um pouco mais sobre impermeabilização, os diferentes tipos e suas respectivas aplicações. Vamos nessa?

O que é impermeabilização?
De maneira resumida, impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos, os quais têm por objetivo impedir que a água, ou outro fluido, penetrem em uma estrutura – ou escapem dela – causando patologias na construção.

Ela é essencial para impedir que as áreas da edificação sejam danificadas pela ação da água, além de assegurar a integridade física da estrutura.

Nesse serviço são utilizados impermeabilizantes, os quais, por sua vez, são os responsáveis por criar uma “barreira protetora”. Eles são divididos em três grupos: os impermeabilizantes rígidos, os impermeabilizantes flexíveis e os semi-flexíveis. Sendo que, cada um tem uma funcionalidade e aplicação.

• Impermeabilizante rígido
Os materiais rígidos são aditivos químicos que devem ser incorporados à argamassa ou ao concreto na hora da cobertura.
Esse tipo de impermeabilização é indicado para subsolos, poços de elevador, reservatórios de água enterrados, piscinas enterradas, galerias de barragens, ou seja, estruturas que não são submetidas a grandes movimentações.

• Impermeabilizante flexível
Já os impermeabilizantes flexíveis, consistem em mantas pré-moldadas ou misturas moldadas no local.
Por serem constituídos basicamente por elastômeros e polímeros, este tipo de impermeabilizante oferece um alongamento maior. Portanto, se conformam facilmente à estrutura durante a movimentação. É a opção mais utilizada nas áreas externas dos edifícios.

• Impermeabilizante semi-flexível
Como o próprio nome indica, os impermeabilizantes semi-flexíveis (também conhecidos como semi-rígidos) são aqueles com características intermediárias.
Nesta classificação estão as argamassas poliméricas, que são produzidas a partir de cimentos especiais e aditivos poliméricos impermeabilizantes.

6 tipos de impermeabilização mais comuns
Sejam rígidos, semi-rígidos ou flexíveis, os tipos de impermeabilização mais comuns disponíveis no mercado e utilizados nos empreendimentos são:

• Hidrofugantes;
• Argamassa polimérica;
• Injeção química;
• Manta asfáltica;
• Emulsão asfáltica;
• Manta líquida.

Hidrofugantes
Os hidrofugantes são produtos que podem ser aplicados no gesso, nas argamassas e no concreto.
Eles se diferenciam da maioria dos impermeabilizantes, porque além de evitar a entrada da água, eles também impedem a adesão da água na estrutura, mantendo a superfície sempre seca. Contudo, esse é um sistema de impermeabilização rígido, e não pode ser utilizado nos locais sujeitos a grande dilatação térmica ou estresse mecânico por vibrações.
Os hidrofugantes, são comumente aplicados em concretos aparentes, tijolos aparentes e em fachadas de prédio com texturas.

Argamassa Polimérica
A argamassa polimérica é constituída de cimento, agregados minerais e aditivos poliméricos acrílicos, é um sistema bicomponente.
Sua aplicação é feita a frio com o uso de rolos e telas de poliéster para estruturação.
O executante deve tomar bastante cuidado em relação aos prazos de cura na hora de executar cada demão.

Injeção Química
A impermeabilização por injeção química é um tratamento pontual para infiltrações. A proposta é que fendas, aberturas e fissuras que permitam a percolação de água sejam seladas com uma solução de poliuretano (PU), gel acrílico ou vinílico.
A injeção é feita com uso de pistolas sob pressão, diretamente nas fendas. Assim, é capaz de selar capilares com espessuras mínimas.
No geral, em lajes, é aplicada de baixo para cima, facilitando a aplicação e sem a necessidade de grandes obras.

Manta Asfáltica
As mantas asfálticas são materiais pré-fabricados. A aplicação deve ser feita sob calor para garantir a aderência total às superfícies. São extremamente práticas e rápidas de aplicar, um dos seus grandes diferenciais é a enorme elasticidade.
A manta asfáltica é o tipo de impermeabilização mais conhecido pelos gestores prediais.

Emulsão Asfáltica
É um material de composição asfáltica (derivado do petróleo), também conhecida como tinta asfáltica.
É um sistema líquido aplicado a frio (ao contrário da manta asfáltica, que em sua maioria é aplicada com fontes de calor).
E assim como a manta asfáltica, a emulsão asfáltica também não possui resistência mecânica, portanto deve ser revestida (com contrapiso, por exemplo).

Manta líquida
Atualmente, muitos produtos no mercado, independentemente de sua composição, têm recebido o nome comercial de Manta líquida. No geral, são produtos com base acrílica.
Este tipo de sistema de impermeabilização é classificado como flexível, e pode ser utilizado em áreas sujeitas à movimentação térmica. É uma boa opção para reformas em áreas onde não haverá tráfego de pessoas e veículos.

Pois bem, como pode ver existem vários tipos de impermeabilização (aqui foram listados apenas os 6 mais comuns) cada qual com uma aplicação e finalidade. Então, antes de sair comprando, entenda exatamente qual é a sua necessidade. E para não correr o risco de utilizar o produto inadequado, procure apoio de um especialista. Existem boas empresas no mercado que irão te auxiliar nesse processo.

Boas manutenções prediais para ti.

——

Sobre o autor Felipe Lima

Mestre engenheiro, palestrante, escritor, visionário, detalhista e apaixonado por manutenção predial. Na sua trajetória profissional já atuou nos estados de SP, BA, DF, PA, RJ, em empreendimentos comerciais, residenciais, shoppings e galpões logísticos.

——

Com 27 anos de experiência no ramo de construção civil, mais de 1.900 obras realizadas em diversos segmentos e profissionais altamente especializados, a Atala Engenharia acumulou muitas técnicas e experiências para dar toda tranquilidade ao cliente. Por isso, incentivamos que você escolha a empresa ideal, aumentando sua satisfação, segurança, qualidade da entrega e a durabilidade da obra.

Seu patrimônio merece ser valorizado ∴
, fale agora mesmo pelo WhatsApp com o nosso time de representantes.

Fotos: Shutterstock

Clique aqui para baixar o arquivo pdf da matéria.

Leave a Reply

×